Preso em Aparecida suspeito de enganar idosa holandesa por três anos

Quatro agentes da Polícia Civil, com coletes da DEIC, escoltam um homem algemado na entrada da Deic.
Suspeito é conduzido algemado à entrada da Deic após prisão. (Foto: PCGO)

A Polícia Civil de Goiás cumpriu, na quinta-feira (11/09), mandado de prisão preventiva em Aparecida de Goiânia contra um homem de 60 anos investigado por estelionato e manipulação emocional. A vítima, de 74 anos, mora na Holanda e tem dupla cidadania. O prejuízo financeiro se aproxima de R$ 300 mil. A ação foi conduzida pela Deic, por meio do Gref. A corporação informou que a prisão teve também bloqueio de valores vinculados ao caso. A polícia não informou o bairro da prisão em nossa cidade.

✅ Entre no nosso canal do WhatsApp e receba as principais notícias de Aparecida direto no seu celular!

De acordo com as apurações, o investigado criou nas redes a persona “Nabu Badona”, apresentada como pecuarista de Palmas (TO) com imóveis em Goiânia e Anápolis. Para ganhar confiança, dizia fazer doações anuais de caminhões de arroz a instituições como a Vila São Cottolengo, em Trindade. Durante cerca de três anos, ele recorreu a promessas de negócios que não existiam, justificativas evasivas e menções religiosas, levando a idosa a transferir valores em euros por meio de empresas de câmbio.

O caso foi percebido pelo filho da vítima, que apontou as inconsistências. Após a cobrança de devolução, a mulher foi bloqueada em todos os canais de contato. A investigação também identificou registros anteriores do investigado no Tocantins, inclusive ocorrência relacionada ao Estatuto do Idoso em Gurupi e anotações por ameaça a familiares. Em interrogatório, ele admitiu ter se apropriado dos valores, segundo a polícia.

A divulgação da imagem foi autorizada com base na Lei nº 13.869/2019 e na Portaria nº 547/2021 da PCGO, com o objetivo de localizar novas vítimas e testemunhas. Quem reconhecer o modo de atuação pode procurar a delegacia ou informar pelos canais oficiais.

Para quem mora em Aparecida de Goiânia e suspeita de estar sofrendo estelionato, a orientação é reunir comprovantes, evitar novos contatos com o possível autor e registrar a ocorrência. A PCGO recebe informações pelo Disque-Denúncia 197 e pelo WhatsApp (62) 9 8581-8197. O Gref, grupo da Deic, é referência em combate de fraudes e as denúncias podem ser feitas anonimamente.

Leia também

➡️ Entenda como cartazes dão lugar ao QR Code e modernizam os avisos
➡️ Gigante do atacarejo desembarca em Aparecida de Goiânia
➡️ Idosos em foco no HMAP: novas rotinas reduzem riscos e melhoram a recuperação

Vamos falar sobre essa notícia? Mas lembre-se de ser responsável e respeitoso. Sua opinião é importante!

Ninguém comentou ainda. Clique aqui e seja o primeiro!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre
Notícias Emprego Eventos Crônicas