Faculdades de Medicina em Aparecida reprovam no teste do MEC
- Publicado em
Aparecida de Goiânia se saiu mal nos testes de qualidade do ensino médico depois da divulgação do Enamed, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica. Os dois cursos de Medicina com atuação na cidade aparecem na lista das faculdades com notas baixas: a UNIFAN (Centro Universitário Alfredo Nasser) tirou nota 1, a nota mais baixa, e a FESURV (UniRV – Universidade de Rio Verde) ficou com nota 2, também abaixo do esperado.
O Enamed é aplicado para medir o desempenho dos estudantes e servir como um retrato do nível de qualidade das faculdades de Medicina. Nesta edição, foram avaliados 351 cursos de Medicina em todo o Brasil e cerca de 30% ficaram nas faixas consideradas ruins. Ao todo, 24 cursos receberam conceito 1 e outros 83 ficaram com conceito 2, somando 107 formações com resultado abaixo do desejado. Segundo o Inep, participaram do exame cerca de 89 mil alunos.
Além das notas gerais estarem baixas, outro ponto de atenção é que parte dos estudantes que está perto de entrar no mercado não atingiu o desempenho considerado satisfatório. Entre os concluintes avaliados, apenas 67% foram classificados como “proficientes”, ou seja, conseguiram demonstrar conhecimento suficiente para se tornarem médicos de qualidade. O restante não alcançou o resultado esperado, o que reforça a preocupação sobre a formação de quem vai atender a população nos próximos anos.
Penalidades e próximos passos
Os resultados baixos serão punidos pelo MEC. Instituições com nota 1 ou 2 devem sofrer penalidades: cursos com nota 2 podem ter redução de vagas, enquanto cursos com nota 1 podem ser impedidos de terem novas matrículas. Em entrevista nesta segunda-feira, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que, dos 107 cursos com conceitos 1 e 2, apenas 99 devem passar por punições porque faculdades estaduais e municipais não estão sob a gerência direta do MEC.
Há ainda outras punições divulgadas pelo MEC, como suspensão do FIES e outros programas federais, redução do número de vagas nos cursos e até impedimento de aumentar as vagas nos cursos. As punições não são imediatas e as faculdades terão oportunidade de se defenderem, mas a ideia é que essas punições forcem as faculdades a melhorarem o ensino desses profissionais.
Em Goiás, outras instituições também apareceram com conceitos baixos no Enamed, como a Unicerrado de Goiatuba (nota 1), a ZARNS de Itumbiara (nota 1), além de unidades da UniRV (FESURV) em Goianésia e Formosa (nota 1) e Rio Verde (nota 2). Também tiveram desempenho considerado insuficiente a FAMP de Mineiros (nota 2) e a UNIFIMES, com cursos em Trindade e Mineiros (nota 2).
Por outro lado, todas as universidades públicas do estado tiveram notas altas, a UEG de Itumbiara (nota 4), UFG de Goiânia (nota 4), UFCAT de Catalão (nota 4) e UFJ de Jataí (nota 4). Entre as particulares, duas apareceram com notas altas: a UniEvangélica de Anápolis (nota 4) e a PUC de Goiânia com nota 3.
Ainda não foi divulgado oficialmente se as universidades aqui de Aparecida vão receber alguma punição. A reportagem entrou em contato com as duas instituições, a UNIFAN nos retornou com a seguinte nota:
O Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) aguardará as comunicações oficiais do Ministério da Educação (MEC) para, então, se posicionar junto à sua comunidade acadêmica.
Já a UniRV não respondeu aos nossos contatos até o fechamento desta publicação. O espaço segue aberto caso as faculdades queiram se pronunciar e apresentar esclarecimentos sobre o resultado.
Vamos falar sobre essa notícia? Mas lembre-se de ser responsável e respeitoso. Sua opinião é importante!
Ninguém comentou ainda. Clique aqui e seja o primeiro!Agenda da Cidade
Nenhum evento programado.
Mande sua Sugestão!
O Portal Aparecida é de todo Aparecidense. Venha divulgar qualquer novidade da cidade. Mande sua sugestão de matéria, cadastro de evento, vagas de emprego, inauguração de loja ou campanha de caridade pelo nosso WhatsApp:
(62) 93300-1952