HMAP fecha 2025 com selos de qualidade e queda de infecções; veja os números

Entrada da emergência do HMAP
Quedas de infecção e gestão enxuta reforçam segurança do paciente. (Foto: HMAP)

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) encerrou 2025 com resultados que colocam a unidade entre as referências do SUS em qualidade e segurança. O hospital manteve a recertificação ONA nível 1 e ficou na 41ª posição entre os melhores hospitais da América Latina, segundo ranking da Intellat.

✅ Entre no nosso canal do WhatsApp e receba as principais notícias de Aparecida direto no seu celular!

Na assistência, protocolos clínicos e resposta rápida em emergências sustentaram quedas importantes de eventos adversos. Em 2025, o HMAP registrou redução de 45,8% em infecção pós-operatória, 18,5% em pneumonia associada à ventilação e zerou a infecção urinária relacionada a sonda. A clínica pediátrica completou 1.000 dias sem infecção relacionada à assistência. A unidade também recebeu o Selo UTI Top Performer, indicador de baixa mortalidade com uso eficiente de recursos.

A gestão adotou metodologias como Lean Six Sigma e Gerenciamento Matricial de Resultados. Foram 18 projetos concluídos e 12 em andamento, incluindo ação que reduziu de 7 para 2 dias o tempo de espera para cirurgias de pacientes internados. Houve ainda abertura de uma segunda sala de hemodinâmica e manutenção do NPS acima de 91. Mutirões ajudaram a reduzir filas cirúrgicas.

Na qualificação, o hospital ampliou treinamento de equipes, com suporte à vida (PALS, ACLS, HCRM), bolsas de pós-graduação e trilhas Lean via Ensino Einstein. Para 2026, a meta é elevar o nível de acreditação, abrir novas frentes de ensino e pesquisa e investir em tecnologia de dispensação de medicamentos.

Leia também

➡️ Aparecida vai ter grama nos canteiros centrais das avenidas
➡️ Programa Olhar para Todos ajudou estudantes de Aparecida com óculos e exames em 2025
➡️ Homem que atirou em 3 pessoas no Rosa dos Ventos é preso em Itapaci após ação rápida da PM

Vamos falar sobre essa notícia? Mas lembre-se de ser responsável e respeitoso. Sua opinião é importante!

Ninguém comentou ainda. Clique aqui e seja o primeiro!

Compartilhar!

Mais Opções
Escrito Por
Leia Mais Sobre
Notícias Emprego Eventos Crônicas