Violência sexual é tema de campanha nas escolas
- Publicado em

A rede estadual de ensino participa ao longo do mês de maio da Campanha Faça Bonito, com ações educativas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa, que ocorre anualmente em alusão ao dia 18 de maio, envolve atividades em escolas de todo o estado, incluindo Aparecida de Goiânia.
Mobilização escolar contra a violência sexual
A princípio, a campanha tem como foco principal ampliar o diálogo nas escolas sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual. De 1º a 31 de maio, unidades escolares realizam rodas de conversa, palestras, atividades informativas e a distribuição de materiais voltados à sensibilização de estudantes e profissionais da educação.
Além disso, O movimento também conta com apoio da Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Creas e outras entidades do Fórum Goiano. A proposta é fortalecer a rede de proteção por meio da educação, aproximando as discussões da realidade dos alunos.
Em Aparecida de Goiânia, que faz parte da mobilização estadual, o Colégio Estadual Nader Alves dos Santos receberá, durante o mês de maio, uma das palestras promovidas pela Defensoria Pública. Além disso, a escola está entre as unidades escolhidas em várias regiões do estado para integrar, de forma direta, as atividades presenciais da campanha.
De acordo com a organização, também participam da programação:
- Goiânia: Colégio Estadual Tributário Henrique Silva, Colégio Estadual Professora Eva Assunção, Colégio Estadual Dom Fernando I, Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, CEPI Ary Ribeiro Valadão Filho, CEPI do Esporte
- Inhumas: Colégio Estadual Rui Barbosa
- Novo Gama: CEPI Desembargador Dilermano Meireles
- Luziânia: Colégio Estadual Delfino Oclecio Machado
- Trindade: Colégio Estadual Alfa Ômega
- Anápolis: Colégio Estadual Leiny Lopes
Nesse sentido, os Agentes de Políticas Educacionais e Desenvolvimento (APEDs) também atuam orientando as coordenações pedagógicas a inserirem o tema “Maio Laranja” nos planos de aula. A intenção é incentivar a identificação precoce de situações de risco e ampliar os encaminhamentos por meio do Programa Ouvir e Acolher.
Dia D reforça mobilização em todo o estado
O ponto alto da campanha será o Dia D, previsto para 16 de maio. Nesse ínterim, as escolas devem realizar atividades mais visíveis, envolvendo toda a comunidade escolar na discussão e reforçando o compromisso coletivo com a prevenção à violência sexual.
Por fim, a Secretaria da Educação lembra que o canal Disque 100 continua disponível para denúncias anônimas, funcionando como uma ferramenta de apoio e proteção a crianças e adolescentes.
Vamos falar sobre essa notícia? Mas lembre-se de ser responsável e respeitoso. Sua opinião é importante!
Ninguém comentou ainda. Clique aqui e seja o primeiro!Agenda da Cidade
Mande sua Sugestão!
O Portal Aparecida é de todo Aparecidense. Venha divulgar qualquer novidade da cidade. Mande sua sugestão de matéria, cadastro de evento, vagas de emprego, inauguração de loja ou campanha de caridade pelo nosso WhatsApp:
(62) 93300-1952